terça-feira, 28 de abril de 2020

BLE - 20 FATOS INTERESSANTES




Seja você iniciante ou especialista no desenvolvimento de Bluetooth Low Energy, é sempre bom dar um passo atrás e revisitar alguns dos princípios e fatos.
Neste post, examinarei uma lista de 21 fatos sobre a tecnologia Bluetooth Low Energy. Você pode saber sobre tudo isso, mas é sempre bom fazer uma atualização de tempos em tempos.
  1. O Bluetooth Low Energy é compatível com versões anteriores
    O que isto significa é que, se você desenvolver um dispositivo BLE hoje executando a versão mais recente do Bluetooth (5.2), terá a garantia de poder interagir com outro dispositivo BLE executando a primeira versão suportada BLE (Bluetooth versão 4.0). Há exceções a essa regra, especificamente quando um dos dispositivos implementa um recurso opcional de uma versão Bluetooth específica, mas quando se trata da funcionalidade principal, a compatibilidade com versões anteriores é garantida pelas especificações.
  2. O Bluetooth Low Energy é capaz de atingir faixas superiores a 1 km
    Quando a maioria das pessoas pensa em BLE, elas pensam em comunicação de curto alcance e por boas razões, já que as especificações anteriores do Bluetooth se concentravam nesses tipos de aplicativos. No entanto, com o Bluetooth 5.0, um novo modo chamado modo de longo alcance (PHY codificado) foi introduzido e permitiu que os dispositivos BLE se comunicassem em intervalos muito mais longos, até 1,5 km de linha de visão.
  3. O Bluetooth Low Energy oferece suporte a topologias ponto a ponto, em estrela e em malha O
    Bluetooth Low Energy é uma das poucas tecnologias sem fio de baixa potência que suporta múltiplas topologias que podem atender a muitos aplicativos diferentes. Ele suporta nativamente a comunicação ponto a ponto, como entre seu smartphone e seu rastreador de condicionamento físico. Além disso, ele suporta topologias de um para muitos, como um hub Bluetooth Low Energy, que faz interface com vários dispositivos domésticos inteligentes ao mesmo tempo. Por fim, o BLE também suporta uma topologia muitos-para-muitos (malha) com a introdução da especificação de malha Bluetooth em julho de 2017.
  4. Pacotes de publicidade de baixa energia Bluetooth contêm até 31 bytes de dados
    Esse é o tamanho padrão da carga útil de publicidade para pacotes enviados nos canais de publicidade primária (37, 38 e 39). No entanto, lembre-se de que os 31 bytes incluirão pelo menos dois bytes: um para o comprimento e outro para o tipo. Isso deixa 29 bytes para dados do usuário. Além disso, lembre-se de que, se você tiver vários campos de diferentes tipos de dados de publicidade, cada um desses tipos utilizará dois bytes adicionais para o comprimento e o tipo de cada um.
    Para pacotes de publicidade enviados nos canais de publicidade secundária (introduzidos no Bluetooth 5.0), a carga útil aumenta para 254 bytes em vez de 31 bytes.
  5. O Bluetooth 5.0 introduziu dois novos modos: alta velocidade e longo alcance
    Na versão 5.0 do Bluetooth, foram introduzidos dois novos modos (cada um utiliza um novo PHY): modo de alta velocidade (2M PHY) e modo de longo alcance (codificado PHY).
  6. O Bluetooth Low Energy pode atingir uma taxa de transferência de até 1,4 Mbps
    Com a introdução do 2M PHY no Bluetooth 5.0, é possível obter uma taxa de transferência de até 1,4 Mbps. Se você estiver usando o 1M PHY padrão, a taxa de transferência máxima de dados do usuário é de cerca de 700 kbps.
    A razão pela qual as taxas de transferência não atingem 2M ou 1M é que os pacotes incluem sobrecarga de cabeçalho e lacunas entre os pacotes, para que a taxa de transferência de dados no nível do usuário seja reduzida.
  7. Muitos novos recursos introduzidos nas novas versões do Bluetooth são opcionais.
    Ao procurar um chipset Bluetooth Low Energy, é importante ter em mente que uma versão anunciada do Bluetooth suportada pelo chipset não significa necessariamente que um recurso específico dessa versão seja suportado. Por exemplo, o 2M PHY e o Coded PHY são recursos opcionais no Bluetooth 5.0, portanto, estude a folha de dados e as especificações de um chipset Bluetooth Low Energy escolhido para garantir que ele suporte os recursos Bluetooth de seu interesse.
  8. 100% dos smartphones, laptops e tablets enviados oferecerão suporte ao Bluetooth Low Energy e ao Bluetooth Classic em 2024 De
    acordo com o relatório mais recente da Atualização do mercado Bluetooth , 100% de todos os novos dispositivos de plataforma oferecerão suporte ao Bluetooth Classic + LE até 2024.
  9. Não há um número máximo definido de conexões entre uma Central e Periféricos de acordo com a especificação Bluetooth.
    especificação Bluetooth não determina um limite para o número de conexões entre uma central BLE e os periféricos BLE. No entanto, seu dispositivo provavelmente será limitado pela quantidade de memória disponível e pela implementação da pilha Bluetooth. Portanto, verifique a documentação e as folhas de dados do fornecedor do chipset quanto aos limites impostos pela pilha e memória disponíveis.
  10. Qualquer um pode fazer o download gratuito dos últimos documentos oficiais de especificação Bluetooth
    Ao contrário de muitas outras tecnologias sem fio de baixa potência, o Bluetooth SIG fornece acesso aos documentos oficiais de especificação Bluetooth para qualquer um baixar gratuitamente. Você pode fazer o download dos documentos mais recentes sobre a especificação principal do Bluetooth aqui: https://www.bluetooth.com/specifications/bluetooth-core-specification/
  11. O que é o Bluetooth SIG?
    O Bluetooth SIG (Grupo de Interesse Especial) é a organização sem fins lucrativos responsável por gerenciar as especificações técnicas, o marketing e a qualificação / certificação dos produtos Bluetooth. Mas você sabia que as especificações técnicas são realmente criadas e desenvolvidas por grupos de trabalho executados por empresas membros do Bluetooth, como Apple, Google, Samsung, Qualcomm, etc.?
  12. As taxas de certificação de um produto Bluetooth são fixadas por lista de produtos As
    taxas de certificação de um produto Bluetooth que incluem qualificação e taxas de listagem não são baseadas em royalties, mas sim por produto enviado.
  13. Os beacons Bluetooth se tornaram a solução mais popular para navegação interna e rastreamento de ativos
    Nos últimos anos, e especialmente desde que a Apple lançou o popular padrão iBeacon (que é baseado no BLE), a utilização dos beacons Bluetooth se tornou a solução mais popular para ambientes internos. aplicativos de navegação e rastreamento de ativos.
  14. O Bluetooth Low Energy opera na banda ISM de 2,4 GHz compartilhada por algumas outras tecnologias sem fio, incluindo Zigbee e Wi-Fi.
    A característica que distingue o Bluetooth Low Energy de outras tecnologias sem fio semelhantes é a utilização de uma técnica chamada salto de frequência . Essa técnica permite que coexista com os outros sinais de RF na área, mantendo uma conexão robusta entre dois dispositivos Bluetooth.
  15. O espectro Bluetooth Low Energy é dividido em 40 canais de RF.
    Três desses canais são chamados de canais de publicidade primária. Os 37 canais restantes são usados ​​para anúncios secundários e pacotes de dados transmitidos durante uma conexão. Cada um desses canais tem 2 MHz de largura.
  16. O modo de longo alcance (PHY codificado) pode ser usado para aumentar a confiabilidade O
    PHY codificado pode ser usado não apenas para aprimorar o alcance da comunicação Bluetooth Low Energy, mas também para aumentar a confiabilidade das conexões e anúncios através de vários obstáculos. Ao operar no PHY codificado, a sensibilidade do receptor é aumentada e os pacotes transmitidos utilizam um mecanismo de correção de erro de encaminhamento, que permite a recuperação dos dados originais de um pacote corrompido.
  17. Você pode alternar entre os três PHYs: PHY codificado, 1M PHY e 2M PHY em movimento durante uma conexão
    Esse é um recurso poderoso que fornece flexibilidade aos desenvolvedores de Bluetooth. Ele permite que os dispositivos se ajustem e se adaptem com base no ambiente e no aplicativo implementado. A capacidade, no entanto, depende dos dois dispositivos em uma conexão que suporta o PHY que está sendo comutado.
  18. Você pode utilizar PHYs diferentes para serem usados ​​em cada direção
    A especificação Bluetooth permite que um procedimento de atualização de PHY que pode ser enviado pelo mestre ou solicitado pelo escravo use PHYs diferentes em cada direção da transmissão de dados (mestre -> escravo x escravo - > mestre).
  19. O Bluetooth Classic (BR / EDR) e o Bluetooth Low Energy não são compatíveis
    Isso significa que um dispositivo Bluetooth Classic não pode interagir com um dispositivo Bluetooth Low Energy e vice-versa. É por isso que a maioria dos smartphones, tablets e PCs atualmente inclui rádios Bluetooth de modo duplo que permitem ao telefone interagir com os dois tipos de dispositivos.
  20. Um guia para o desenvolvimento de um periférico BLE que interage com um dispositivo iOS
    Se você estiver desenvolvendo um dispositivo periférico Bluetooth Low Energy que fará interface com um aplicativo móvel iOS, consulte o documento Diretrizes de design de acessórios da Apple: https://developer.apple .com / accessories / Accessory-Design-Guidelines.pdf .
    Neste documento, a Apple estabelece recomendações para os diferentes parâmetros do Bluetooth Low Energy, incluindo parâmetros de conexão preferenciais, intervalos de publicidade, tipos de publicidade etc.
  21. Esse parâmetro permite que seu periférico BLE consuma menos energia enquanto ainda consegue baixa latência.
    Para um consumo ideal de energia de um periférico Bluetooth Low Energy, além de conseguir baixa latência, você pode definir um valor diferente de zero de latência escrava . O parâmetro Slave Latency permite que o escravo pule vários eventos de conexão quando nenhum dado estiver disponível para transferência. Isso garante que, mesmo quando o escravo ignora esses eventos de conexão, o mestre não considerará a conexão perdida. No entanto, um valor diferente de zero ainda permite que o escravo acorde e transfira dados a cada intervalo de conexão quando necessário e obtendo baixa latência.
    Por exemplo, se você definir um valor de Latência do escravo de 3 e um intervalo de conexão de 15 ms, se o escravo não tiver nenhum dado durante os 15 ms, poderá pular até 3 intervalos de conexão consecutivos e, em seguida, ativar o rádio e envio de dados após cerca de 45 ms.
Espero que você tenha aprendido algo novo com esses fatos, ou pelo menos tenha refrescado sua memória em alguns desses fatos.



Dúvidas:

suporte@smartcore.com.br

Referências:



https://www.novelbits.io/how-bluetooth-low-energy-works-21-interesting-facts/?utm_source=drip&utm_medium=email&utm_campaign=21+Interesting+Facts+About+Bluetooth+Low+Energy&utm_content=21+Interesting+Facts+About+Bluetooth+Low+Energy
 

Sobre a SMARTCORE

A SmartCore fornece módulos para comunicação wireless, biometria, conectividade, rastreamento e automação.
Nosso portifólio inclui modem 2G/3G/4G/NB-IoT/Cat.M, satelital, módulos WiFi, Bluetooth, GNSS / GPS, Sigfox, LoRa, leitor de cartão, leitor QR code, mecanismo de impressão, mini-board PC, antena, pigtail, LCD, bateria, repetidor GPS e sensores.
Mais detalhes em www.smartcore.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário